29/07/2021

Qual o salário e quem mais contrata Agentes funerários?

Por admin

O setor funerário tem estado em constante expansão na última década, especialmente nos últimos anos, com o aumento da demanda. Isso tem feito também crescer a procura pelos profissionais que atuam no ramo.

Essa procura, junto de remunerações atraentes e funções que não exigem diploma universitário, tem atraído jovens a ingressar no mercado mortuário.

Existem inúmeras funções para se exercer em uma funerária ou crematório, e muitas são desconhecidas pelo fato da morte ainda ser um tema considerado tabu por boa parte das pessoas.

O medo e a dor que envolvem o tema faz com que ele seja evitado, mas a verdade é que se trata de um assunto essencial e quase “invisível” no nosso dia a dia. Uma dessas profissões essenciais é a do agente funerário. Você sabe o que faz, quem contrata e quanto ganha um agente funerário? Conheça melhor essa função a seguir.

O que faz um Agente Funerário

O agente funerário tem a responsabilidade de lidar com boa parte dos procedimentos, seja de atendimento à família até cuidados com o corpo, além da burocracia e do preparo com o velório.

É o agente funerário que na maioria das vezes realiza a venda da urna e dos arranjos de flores para o velório, além de banhar, vestir e preparar o corpo, cuidar do traslado e garantir que todo o ritual de despedida ocorra de forma correta.

Também é o agente funerário que solicita a documentação necessária à família e dá entrada no atestado de óbito. Esse profissional está lá para trazer conforto à família, realizando as funções no lugar das pessoas que não tem condições emocionais para isso.

Entre as funções de um agente funerário, também estão: administrar o stress esperado da família enlutada, ouvir e se atentar aos desejos dos familiares, obter documentações necessárias para traslado, inumação ou cremação, checar o destino da inumação, velório ou cremação, providenciar o local do sepultamento caso não haja, higienizar o corpo, abrir a urna para a última despedida, emitir a guia necessária de sepultamento para o cemitério e realizar a necromaquiagem ou a reconstrução facial.

Analisando todas essas funções é possível afirmar que o agente funerário fica responsável em proporcionar à família uma despedida digna e sem intercorrências.

O que é preciso para se tornar um agente funerário?

Para trabalhar como agente funerário é preciso realizar um curso profissionalizante, ser maior de dezoito anos e ter cursado o ensino fundamental ou médio. Além disso, essa pessoa precisa ter uma conduta ética, respeitosa e com extremo senso de responsabilidade.

É preciso saber a importância de lidar com esse momento delicado e fazer parte de um momento difícil, como o adeus a alguém que muito amamos nessa vida.

Um agente funerário precisa saber se portar com discrição, utilizar um tom respeitoso, paciente e de compaixão com a família em luto, sem exceder nenhum limite ou cometer nenhuma intromissão.

Não pode de forma alguma lidar com essas pessoas com impaciência, preconceitos ou qualquer tipo de desrespeito. Ter empatia é uma característica essencial para exercer essa função com excelência.

Quanto ganha um agente funerário?

O salário do agente funerário varia de acordo com a região do país, da instituição onde ele irá trabalhar e também das especializações que terá em seu currículo, além da experiência.

O salário começa em média, na maioria das funerárias, a partir de R$1.600,00 no regime CLT, porém um agente funerário experiente e que ganhe comissões nas vendas, pode vir a receber mais de R$6.000,00 mensais.

Por se tratar de uma profissão que não exige diploma universitário nem uma especialização longa, é uma oportunidade excelente para jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho com boas remunerações e planos de carreira.

É importante frisar que tanto o piso quanto o teto salarial variam de acordo com a cidade e o estado no qual se esteja atuando. Quanto mais experiência ou especializações esse profissional possuir, maiores são as suas chances de receber um aumento salarial.

Por que investir na profissão de agente funerário?

É possível se especializar e trabalhar como agente funerário em apenas doze meses, com um investimento mensal acessível, fazendo o curso de ciências mortuárias da Signum Cursos e Concursos Públicos. Além disso, esse mesmo curso te prepara para outras cinco profissões dentro do mercado mortuário.

Como é um setor em constante crescimento, a demanda por agentes funcionários tem se mantido em alta, o que é interessante também em questão de remuneração, além de haverem muitas possibilidades de emprego.

Além disso, é muito gratificante para esses profissionais desempenharem uma função tão importante quanto permitir que alguém se despeça com dignidade e respeito do seu ente querido. Todos esses profissionais sabem que desempenham um papel essencial para a sociedade.

Curso de ciências mortuárias

Os rituais de despedida de um corpo existem desde as sociedades mais antigas, e tem se aprimorado cada vez mais, oferecendo o máximo de respeito e conforto nesse momento difícil.

O ramo “deathcare” tem proposto modernizar os conceitos do mercado funerário com suas novidades, e essa tendência forma profissionais cada vez mais inovadores. O curso de ciências mortuárias da Signum prepara os alunos para exercerem seis diferentes profissões, desempenhando qualquer papel necessário dentro de uma funerária.

São essas:

  • Agente funerário,
  • Reconstrutor facial,
  • Tanatopraxista,
  • Papiloscopista,
  • Necromaquiador,
  • Auxiliar de necropsia.

Agora que você já sabe mais sobre a profissão do agente funerário, conheça as outras cinco funções que você estará apto a exercer depois de formado no curso de ciências mortuárias da Signum.

Tanatopraxista

O profissional que trabalha com tanatopraxia tem a importante função de conservar o corpo para que esteja em boas condições durante todo o velório, além de poder ser trasladado para outras cidades ou estados ou até mesmo outros países.

Para essa conservação o tanatopraxista garante que não haverá vazamento de fluídos por nenhum orifício, além de injetar produtos químicos para a conservação.

Papiloscopista

O profissional responsável pela papiloscopia desempenha a função da identificação humana através das impressões digitais.

É um profissional muito importante no auxílio de investigações.

Necromaquiador

A necromaquiagem devolve à pessoa falecida a mesma feição que ela possuía em vida.

O objetivo do necromaquiador é chegar o mais próximo possível de como a pessoa se parecia em vida, proporcionando assim à família uma despedida menos traumática, conservando a lembrança que os familiares querem guardar daquela pessoa.

Também é uma forma de respeitar e preservar a identidade de quem se foi, fazendo a maquiagem fiel aos seus gostos e costumes.

Auxiliar de necropsia

Um auxiliar de necropsia auxilia o médico legista ou patologista na análise da causa mortis.

Ele prepara o ambiente, manuseia o corpo para a realização dos exames, colhe material, identifica hematomas, esteriliza todo o material utilizado durante a necropsia e o ambiente, dentre outras funções que podem ser necessárias, dependendo da instituição para onde trabalha.

Reconstrutor facial

Em caso de mortes violentas, com impacto, onde o rosto da pessoa falecida fica danificado, é preciso haver o serviço de reconstrução facial.

Esse profissional sutura e corrige os danos, deixando o mais próximo possível do natural.

É o mesmo conceito da necromaquiagem, deixar aquela pessoa parecida de como era em vida, corrigindo como possível os seus ferimentos e hematomas através das técnicas aprendidas durante o curso.

Analisando com cuidado, você pode perceber que todas essas funções unidas tem a mesma função de cuidar do corpo com respeito e propiciar uma despedida reconfortante para os familiares e amigos daquela pessoa.

São serviços muito importantes para garantir que essas pessoas possam prestar um último adeus sem intercorrências e imprevistos desagradáveis que poderiam tornar ainda pior um momento já tão doloroso.

Considere uma carreira no setor funerário e conheça o curso de ciências mortuárias da Signum. Você sairá capacitado para atuar em diferentes funções, com chances de boas remunerações investindo pouco tempo e dinheiro na sua profissionalização. 

Matricule-se agora mesmo e dê o primeiro passo no caminho em direção a sua mais nova profissão.