26/07/2021

Agente funerário: O que faz e 5 competências para se tornar um

Por admin

O agente funerário é um profissional muito importante no atendimento às famílias que naquele exato momento estão muito entristecidas pela dor da perda.

É a pessoa responsável por deixar o cadáver nas melhores condições possíveis, além de transportar o corpo por onde for necessário. É também o agente funerário quem realiza a venda de urnas e coroas de flores, cuida da burocracia, como por exemplo, a documentação necessária para o sepultamento ou cremação, e tudo mais que for necessário.

Mas você sabe o que é preciso para se tornar um agente funerário?

O mercado para agentes funerários no Brasil

O mercado mortuário está em constante ascensão no Brasil. Por mais que seja um segmento do qual não se fala tão comumente, considerado ainda tabu por muitas pessoas por se tratar de morte, é justamente esse crescimento que tem feito muitas pessoas procurarem carreiras no ramo mortuário.

 

Sendo um dos mais tradicionais segmentos de negócio no mercado, o setor funerário dispara ano a ano, acompanhando também as novidades e tendências mundiais. Tem se popularizado os serviços e produtos chamados “deathcare”, com diversas opções para o último adeus de um ente querido.

Com números e resultados tão positivos, é natural que o mercado comece a se diversificar e que haja maior demanda para profissionais desse setor.

 

Muitos profissionais atraídos pela estabilidade do ramo e pela remuneração cada vez mais atraente tem demonstrado interesse em trabalhar como agentes funerários, realizando assim diversas necromaquiagens e reconstruções faciais, sendo esses mais alguns dos serviços desempenhados por esse profissional.

Como se tornar um agente funerário?

Para trabalhar como agente funerário, o profissional precisa ter a formação no ensino fundamental ou médio e especialização em ciências mortuárias, adquirindo assim conhecimentos avançados em tanatopraxia, que é a técnica de conservação de cadáveres, além do conhecimento de necromaquiageme reconstrução facial.

O curso de ciências mortuárias abre uma grande variação de possibilidades para aqueles que desejam ingressar no ramo mortuário, capacitando profissionais para atuar em diversos cargos, locais e instituições.

Uma das profissões que o aluno especializado em ciências mortuárias pode seguir é justamente a de agente funerário, sendo esta uma das funções mais essenciais em uma funerária ou crematório.

O que faz um agente funerário?

O agente funerário terá contato direto com a família, entregando o serviço de acordo com o desejo das pessoas que o estão contratando. Entre as suas funções, estão:

 

  • Prestar o primeiro atendimento à família;
  • Providenciar o local do velório, caso não haja;
  • Manter a assepsia no local onde será preparado o cadáver;
  • Vestir a pessoa falecida com a roupa providenciada diretamente com a família;
  • Preparar o corpo;
  • Organizar o cerimonial;
  • Manusear instrumentos específicos;
  • Cuidar das documentações para a realização da cremação ou do sepultamento;
  • Fornecer a declaração de óbito ao cartório;
  • Esterilizar os materiais utilizados;
  • Emitir uma guia para o cemitério em caso de sepultamento;
  • Conduzir cortejo até o jazigo de forma organizada.

5 competências para se tornar um agente funerário

Para se tornar um agente funerário é imprescindível que você esteja devidamente capacitado com as competências a seguir.

1- Ter um certificado para atuação

Antes de começar a trabalhar como agente funerário em qualquer empresa, você precisará do seu certificado para atuação.

O curso que prepara profissionais na Signum pode ser feito de forma presencial ou através de aulas Ao Vivo, e com a conclusão você estará certificado para começar a atuar de forma imediata.

2- Transmitir confiança à família

A família que chega até o agente funerário buscando atendimento está passando por um momento delicado de vulnerabilidade, portanto são pessoas que precisam sentir confiança para contratar esse serviço.

Trata-se da despedida de alguém que foi importante para essas pessoas, e elas querem entregar o corpo do ente querido nas mãos de profissionais que realmente cuidem dele, tratando-o com respeito e dignidade. Portanto, se você almeja trabalhar como agente funerário, saiba que transmitir confiança durante o trato com a família é uma das competências mais importantes do seu trabalho.

3- Ser paciente

Em respeito ao momento delicado que a família enlutada está vivendo, é necessário ter paciência com o seu estado emocional e conduzir o atendimento de forma empática e tranquila.

 

Um agente funerário jamais pode ultrapassar os limites pessoais dos familiares, demonstrar qualquer tipo de preconceito, apressar a família a tomar decisões de forma grosseira ou se intrometer em escolhas pessoais referentes ao preparo do velório, sepultamento ou cremação.

4- Ser ético e respeitoso

Pré-requisito para qualquer profissão seja qual for o segmento, a ética e o respeito são imprescindíveis para o agente funerário.

Esse profissional tem nas mãos uma enorme responsabilidade, uma vez que trabalha diretamente com seres humanos, e assim sendo estará envolvido com os sentimentos das pessoas.

A cordialidade e o respeito que um agente funerário precisa ter e também todos os outros profissionais que recebem a família em uma funerária ou crematório, começa ainda no modo de se vestir. Por exemplo, ao receber uma família de luto, não é de bom tom que você esteja
usando roupas alegres e coloridas, que transmitam euforia.

Não precisa se vestir de forma enlutada, mas sim de forma discreta, optando de preferência por tons que transmitam tranquilidade para as pessoas que for recepcionar. Tons pastéis ou até mesmo o cinza, elevados a tons mais claros, transmitem esse conforto.

Um agente funerário que deseja se comportar de forma respeitosa presta atenção nos detalhes, no tom de voz, na forma de se portar, além é claro, de tomar cuidado com o atendimento de forma geral.

5- Respeitar os desejos dos familiares

Chegado o momento da despedida de um ente querido, será a última vez que a família poderá fazer algo por ele. Sendo assim, considerar e respeitar os desejos dessa família é muito importante para que um agente funerário execute a sua função de forma satisfatória.

 

Se estiver pensando em ser um agente funerário, ouça sempre o que a família deseja, dê importância a essas vontades e se dedique de fato para que tudo saia como o esperado.

Essa é uma manifestação de empatia, respeito e prestação de bom serviço.

Quanto ganha um agente funerário?

O salário do agente funerário varia de acordo com a região do país, da instituição onde ele irá trabalhar e também das especializações que terá em seu currículo, além da experiência.

O salário começa em média, na maioria das funerárias, a partir de R$1.600,00 no regime CLT, porém um agente funerário experiente e que ganhe comissões nas vendas, pode vir a receber mais de R$6.000,00 mensais.

Outras áreas de atuação

Caso esteja considerando fazer o curso de ciências mortuárias, saiba outras áreas em que você pode atuar, além do agenciamento funerário.

Adicione o texto do seu título aqui

Auxiliar de necropsia

O auxiliar de necropsia oferece assistência ao médico legista durante a análise do cadáver para a causa mortis.

É também esse profissional que prepara e desinfeta a sala, antes e depois da necropsia, esterilizando também os instrumentos utilizados.

Papiloscopista

O papiloscopista é o profissional que trabalha na identificação humana, feita através de impressões digitais.

Trabalham em laboratórios de papiloscopia, que possuem o aparato necessário para a realização dessa identificação.

Tanatopraxista

O tanatopraxista atua na conservação do cadáver.

Em muitas situações um corpo tem vazamento de líquidos, hematomas pelo rosto ou outros danos simples à sua aparência, e o tanatopraxista fica responsável por lidar com essas questões.

Necromaquiador

O necromaquiador tem a função de dar uma aparência melhor ao rosto da pessoa falecida, para deixá-la o mais próximo possível da feição dessa pessoa em vida.

Isso proporciona uma despedida menos traumática para os familiares.

Reconstrutor facial

Em caso de mortes violentas, por acidente ou qualquer choque que danifique o rosto, o reconstrutor facial tem a função de reconstruir a face e deixar a pessoa falecida apresentável para o velório.

Existe muita diversidade de funções dentro do mercado mortuário, uma das razões pelas quais é uma boa oportunidade ingressar nesse setor através dos cursos disponíveis.