26/07/2021

Trabalhar em Crematório vale a pena?

Por admin

O mercado crematório é um dos que mais cresce no Brasil e está em constante expansão nos últimos trinta anos.

Muitas pessoas não sabem muito a respeito, nem como funciona ou quais são os trabalhos disponíveis, já que tudo relacionado à morte ainda é um tema tabu no Brasil.

Por essa falta de informação, é comum o questionamento: trabalhar em crematório vale a pena?

No artigo a seguir você poderá tirar essa dúvida e também entender como funciona um crematório e o que fazem os funcionários que ali trabalham.

Do que preciso para trabalhar em crematório?

Para trabalhar em um crematório é preciso fazer um curso de cremação.

A Signum Cursos oferece o curso de cremação, o qual prepara seus alunos para exercerem as funções administrativas de coordenador, assistente e atendente. Além disso, o curso também especializa seus alunos para serem mestres de cerimônia, a fim de poderem realizar o cerimonial de despedida dentro do anfiteatro do crematório.

Para fazer o curso de cremação você precisa ter dezoito anos completos, podendo optar por aulas no formato Ao Vivo ou presencial.

O que faz quem trabalha em um crematório?

Dentro do crematório existem diversas funções, tanto as administrativas quanto as operacionais.

O cargo mais alto é o de diretor, responsável pela gestão geral do crematório.

Abaixo dele está o coordenador, profissional que deve coordenar todos os outros funcionários para que o trabalho de todos esteja bem alinhado. Além do diretor e do coordenador, há os assistentes e os atendentes.

Os assistentes tratam da parte logística do traslado do corpo, preparam o vídeo e o cerimonial de despedida, podendo também ser o mestre de cerimônia, enquanto os atendentes são os profissionais que recebem e atendem a família enlutada no primeiro momento.

Todos esses profissionais desempenham funções importantes que fazem o crematório funcionar e o processo da cremação ocorrer de forma organizada.

O curso de cremação da Signum Cursos te prepara para exercer qualquer uma dessas funções, lembrando que é preciso preparar os alunos com boa oratória, exercícios de dicção, além de instruções comportamentais, já que é preciso ter muito cuidado, ética e respeito ao lidar com o momento da perda.

Além desses cargos administrativos, um crematório conta também com o motorista e o operador de forno, responsáveis pelo transporte do corpo até o seu destino final e pelo manuseio do caixão até a incineração.

Como funciona um crematório?

No crematório, o primeiro profissional a ter contato com a família é o atendente.

É ele quem vai receber essas pessoas, informar sobre os custos de atendimento e cremação, além de solicitar todos os documentos necessários para a lida burocrática.

É imprescindível que esse profissional esteja bem vestido, de forma neutra e respeitosa, seja solícito e empático com o momento da família, sem qualquer comportamento invasivo ou rude para o momento.

Tendo sido feita essa parte, os maiores responsáveis passam a ser o coordenador e o assistente, que darão os suportes seguintes aos familiares.

O assistente também ficará em contato direto com a família, já que esse profissional é quem vai fazer o preparo do vídeo do cerimonial de despedida, escrever o texto junto aos familiares, além de receber fotos e vídeos para preparar o vídeo que vai ser apresentado no telão durante a cerimônia.

É também função do assistente cuidar da supervisão dos traslados do corpo, que muitas vezes precisa ir do IML até a clínica de tanatopraxia, e somente após para o crematório. É ele quem vai controlar onde o corpo se encontra e os horários.

Quando o corpo chega ao crematório, depois do velório, acontece o cerimonial. Após o cerimonial, o caixão é conduzido a câmara fria onde aguardará a programação de cremação. Não é permitida a presença de familiares, por questões éticas e também de segurança.

O corpo é incinerado junto ao caixão e após o processo de incineração, que leva entre 1 hora e meia a duas horas, dependendo da massa corporal, os fragmentos ósseos restantes serão triturados.

Após a trituração dos ossos calcinados, as cinzas serão colocadas num invólucro, o qual será entregue aos profissionais do setor administrativo. Depois o crematório entrará em contato com os familiares informando a melhor data para retirarem o invólucro com as cinzas.

A família pode decidir adquirir uma urna cinerária para armazenar as cinzas em casa, ou realizar um último rito de passagem, despejando em um local importante que tenha marcado a vida da pessoa falecida.

Por que é vantajoso ser um profissional da cremação?

A maior vantagem em ser um profissional da cremação é o fato de ser um segmento em constante crescimento no Brasil. Com o acesso à informação e a conscientização a respeito da cremação, muitas famílias têm feito a escolha consciente de cremar os seus entes queridos.

Com isso, a demanda tem aumentado e a procura por esses profissionais também, fazendo com que se tornem profissões valorizadas, com possibilidade de excelente remuneração. Além disso, com a alta da pandemia, desde 2020, muitos crematórios ficaram sobrecarregados e precisaram também expandir suas equipes.

Mesmo antes da pandemia, houve a elevação de 35% no volume das cremações que aconteceram em 2018.É uma profissão de futuro, em ascensão contínua, que não exige requisitos como graduação, além dos alunos se formarem em um curto espaço de tempo.

Como funciona a cremação?

A cremação é o processo que incinera o corpo de uma pessoa falecida de forma breve, prática e higiênica, através de equipamentos de alta tecnologia.

O corpo é cremado junto à urna, depois de retirados os vidros e as alças.

Além de uma escolha mais econômica a curto e a longo prazo, já que a família não tem de arcar com a manutenção e limpeza do jazigo no cemitério ou com a exumação, a cremação é também o ritual de despedida mais ecológico e sustentável.

No sepultamento tradicional de inumação, o cadáver passa por todos os estágios de putrefação, e isso pode contaminar o solo, as águas e até o ar, por conta das bactérias e gases liberados durante a decomposição.

Isso faz com que doenças como a meningite e a febre tifoide, por exemplo, sejam disseminadas. A procura pela cremação tem aumentado ao longo dos anos, conforme o acesso a essas informações ganha espaço entre a sociedade.

Do que é preciso para cremar um ente querido?

Quando uma pessoa deseja ser cremada após o seu falecimento, ela pode deixar uma declaração de vontade, ainda em vida. Esse documento é preenchido e registrado em cartório e deixado com os familiares.

Caso essa declaração não tenha sido feita, é possível também realizar a manifestação da vontade, que é a expressão verbal da vontade em ser cremado ou cremada. Sem a declaração de vontade a cremação pode acontecer mediante a autorização de um parente próximo, ou seja, cônjuge, ascendentes, descendentes e colaterais até o quarto grau de parentesco.

Qualquer um desses parentes precisa ser maior de idade para assinar a autorização, e o procedimento precisa de duas testemunhas. O curso de cremação oferece aos alunos o acesso a todas essas informações, além de explicar também a história e os benefícios da cremação.

Invista nessa carreira de futuro e comece a planejar a sua especialização hoje mesmo.

Faça a sua matrícula na Signum Cursos e se torne um profissional da área de cremação.