19/07/2021

Quem é o profissional que faz o cerimonial de despedida no crematório?

Por admin

Talvez você já tenha estado em uma cerimônia de cremação e se perguntado quem é aquele profissional que realiza o cerimonial de despedida do ente querido que se foi.

O cerimonial da cremação é um ritual emocionante para que os familiares relembrem da pessoa falecida, vendo suas fotos, vídeos e ouvindo as suas músicas favoritas. É uma despedida respeitosa e breve que precisa ser conduzida com muita sensibilidade.

O profissional que realiza esse cerimonial é formado através do curso de cremação, o qual prepara os alunos para exercerem com excelência a profissão de mestre de cerimônias. Durante o curso esse profissional aprende técnicas de oratória para ser capaz de conduzir o cerimonial de despedida de forma respeitosa e sensível.

Além de mestre de cerimônia, você sabe para que mais um curso de cremação te prepara?

Quais são os profissionais da cremação?

O serviço de cremação conta com diversos profissionais que fazem todo o processo funcionar. Existem os profissionais internos e externos e cada um deles tem uma função importante para que todo o procedimento da cremação ocorra de forma segura e satisfatória.

São eles: o diretor, o coordenador, o assistente, o atendente, o motorista e o operador de forno.

O que cada um deles faz?

  • Diretor

Em um crematório, o cargo máximo a ser ocupado é o do diretor, que como o nome sugere, é o responsável por dirigir o crematório, cuidando da gestão geral.

  • Coordenador

Já o coordenador é o funcionário que vai liderar o restante da equipe, de assistentes, atendentes, motoristas e operadores de forno. É ele quem precisa fiscalizar o serviço e manter todas essas funções bem alinhadas.

O coordenador também é o responsável em realizar o cerimonial de despedida, lendo o texto de homenagem escolhido pelos familiares da pessoa falecida e apresentando os vídeos e as fotos no telão.

  • Assistente Crematório

Além do coordenador, quem pode também realizar a função de mestre de cerimônia é o assistente do crematório. É ele quem geralmente trabalha na produção dos textos e dos vídeos, e pode também ser a pessoa responsável por ler a homenagem e conduzir a cerimônia.

Também é função do assistente coordenar a logística de movimentação do corpo, desde o IML até o seu destino final.

  • Atendente

O atendente é o responsável em receber e atender a família enlutada. Esse profissional precisa ter um bom preparo com muito tato, respeito na abordagem, além de afeto e empatia para lidar com as pessoas nesse momento doloroso.

É imprescindível que esse profissional tenha também boa oratória, esteja bem vestido e com uma aparência neutra e respeitosa.

Além desses profissionais do setor administrativo, o crematório conta com os profissionais externos: o motorista e o operador de forno.

  • Motorista

O motorista é responsável por transportar o corpo em todos os traslados necessários.

Muitas vezes é preciso fazer esse transporte do IML ou do SVO (Serviço de Verificação de Óbito) para a clínica de tanatopraxia e depois para o crematório, sendo esse profissional o responsável em fazer toda essa logística do corpo.

  • Operador de forno

O operador de forno é o responsável pelo trabalho manual e final da cremação, além de cuidar de toda a programação do setor, desde o momento em que o caixão vai até o forno, já sem o vidro e as alças, até o momento de triturar os fragmentos ósseos e colocar as cinzas dentro do invólucro, que posteriormente será entregue à família pelo setor administrativo.

O profissional que realiza o cerimonial de despedida

Agora, como você já sabe, tanto o coordenador quanto o assistente podem realizar o cerimonial de despedida antes da cremação.

Qualquer um dos profissionais do setor administrativo precisa dispor de muito jogo de cintura, improvisação e excelente dicção, além da sensibilidade de se lembrar que estará diante de familiares entristecidos pela perda do ente querido.

É preciso ter cuidado com o tom, com a velocidade da oratória e também com as vestimentas. Esse profissional precisa fazer tudo ao seu alcance para tornar esse momento de despedida o mais leve possível.

Fazendo o curso de cremação os alunos estarão capacitados para exercerem com excelência todas essas funções administrativas. Técnicas de dicção e desenvoltura são ensinadas para que cada funcionário, formado pelo curso de cremação, esteja apto a ser um mestre de cerimônia.

A importância da cremação

Nos últimos tempos, cada vez mais os brasileiros têm optado pela cremação. Isso é um reflexo de maior conscientização e também da desmistificação em torno da cremação.Antigamente era vendido o conceito errôneo de que a cremação era mais cara do que um sepultamento tradicional.

Esse mito já caiu em desuso e uma simples pesquisa revela que na verdade a cremação é o procedimento bem mais barato que a inumação (enterro).Comprar e manter um jazigo não é nada barato e isso é somente um dos fatores que deixa a inumação muito mais cara do que a cremação. Podemos afirmar que cremar pode sair até seis vezes mais em conta do que inumar (enterrar).

Além da economia, as pessoas estão cada vez mais se conscientizando sobre os benefícios sustentáveis da cremação. Após a morte, o corpo passa pelos estágios da putrefação sendo que a terceira fase é chamada de coliquativa, onde todo o corpo se transforma numa massa pútrida, a qual contém componentes altamente tóxicos, como a putrescina e a cadaverina. Nesse momento se o corpo forinumado em jazigo não impermeabilizado, essa massa pútrida e líquida poderá alcançar o solo e após o lençol freático, contaminando ambos.

Pessoas que consumam dessa água sem nenhum tratamento poderão adquirir doenças como a meningite, a hepatite, a febre tifóide, a disenteria, a tuberculose e até mesmo contraírem no futuro algum tipo de câncer, devido às bactérias e gases liberados pelo corpo.

Sendo assim, a cremação é uma escolha mais ecológica, responsável e econômica em sentido financeiro e de espaço.

O curso de cremação

No curso de cremação da Signum Cursos, você aprende todos os fundamentos da cremação, incluindo a postura correta que precisa ter para atender os familiares enlutados, a parte burocrática referente à documentação que precisa ser requisitada no momento do primeiro atendimento, todos os cargos existentes dentro do crematório e suas importâncias.

Você aprende também a parte legislativa do ramo, o funcionamento do forno e os tipos de urna, além da história da cremação e a ascensão dela no Brasil.

O que eu preciso para fazer um curso de cremação?

Para fazer um curso de cremação você precisa ser maior de 18 anos e ter o ensino fundamental ou médio completo.

Você pode optar em realizar o curso Ao Vivo ou presencial.

Vale a pena fazer o curso de cremação?

O mercado de trabalho para o ramo da cremação se encontra em constante ascensão, apresentando um crescimento muito considerável a cada ano que passa, especialmente durante os anos de pandemia, onde os crematórios ficaram com sobrecarga.

Com essa alta de demanda, as profissões referentes à cremação têm se tornado uma excelente oportunidade de carreira para aquele profissional que está considerando se especializar nesse ramo.

Até o fim dos anos 90, o Brasil possuía apenas três crematórios. Atualmente, são mais de 130 espalhados pelo país. Nota-se nesses números o crescimento importante do segmento nos últimos trinta anos.Com essa ascensão em mente, podemos concluir que vale muito a pena fazer um curso de cremação.

Os alunos estarão preparados para um futuro profissional próspero e bem-sucedido, já que a tendência para os próximos anos é que essa expansão se mantenha.

Quanto ganha o profissional da cremação?

Com o aumento da procura pelos profissionais de cremação, os salários para o preenchimento desses cargos têm se tornado cada vez mais atraentes.

 

O valor varia de crematório para crematório e também de acordo com o cargo, mas a média salarial mensal para um iniciante costuma girar a partir de R$2.000 a com possibilidade de crescimento.

Faça a sua matrícula e seja um profissional bem preparado para ser um mestre de cerimônias, realizar o cerimonial de despedida da cremação e apto para atuar em qualquer outro cargo disponível em um crematório!