VEJA POR QUE ESCOLHER A SIGNUM

CONHEÇA 25 DIFERENCIAIS QUE FARÃO VOCÊ REALIZAR A SUA MATRÍCULA HOJE MESMO EM UM DOS CURSOS DA SIGNUM CURSOS!

A Signum Cursos se orgulha, através da pessoa do Prof. Sergio Portela, em ter contribuído com a sociedade ao criar a Metodologia de Ensino que uniu as profissões de auxiliar de necropsia, papiloscopia, agente funerário, tanatopraxia, necromaquiagem e reconstrução facial, numa única ciência, chamando-as de Ciências Mortuárias. Até então essas profissões eram vistas de forma estigmatizada, sendo que essa junção fez com que as pessoas começassem a ter uma nova visão dessas profissões. Atualmente essa Metodologia de Ensino é ministrada por muitas escolas e para nós da Signum Cursos é motivo de grande orgulho, ao saber que essa metodologia nasceu aqui dentro.

Temos também o enorme orgulho de declarar que nesses 10 anos de existência criamos 2 Metodologias de Ensino, uma para o Curso de “Ciências Mortuárias” e outra para o Curso de “Cremação”, sendo que nesse período formamos mais de 5.000 alunos. Por isso afirmamos que sabemos o que ensinamos e sempre entregamos com excelência os conteúdos em sala de aula.

Somente uma escola que possui esse know-how de ter formado mais de 5.000 alunos, sabe de todos os caminhos que teve de trilhar para alcançar a excelência no ensino. Não é à toa que em nosso canal do Youtube possuímos depoimentos de diversos alunos declarando como a Signum foi e será importante na vida profissional deles.

Nós da Signum Cursos nos importamos demasiadamente com a formação dos nossos alunos e com o engajamento deles no mercado de trabalho. Dessa forma, os preparamos para atuarem em dois mercados de trabalho: O público e o privado. Assim os alunos, após formados, podem prestar o concurso público da Polícia Civil e exercerem as funções de auxiliar de necropsia ou de papiloscopista, podendo também optar pelo setor privado, trabalhando em funerárias, clinicas de tanatopraxia, cemitérios ou crematórios.

A Signum Cursos realmente é uma escola que tem como objetivo ampliar a visão profissional de todos os seus alunos. Aqui eles terão a oportunidade de aprender 9 profissões, são elas: Auxiliar de Necropsia, Papiloscopia, Agente Funerário, Tanatopraxia, Necromaquiagem e Reconstrução Facial, que fazem parte do Curso de Ciências Mortuárias; além das profissões de Coordenador, Assistente e Atendente que fazem parte do curso de Cremação da Signum. Já pensou nisso? Se formar em dois cursos e ter 9 áreas para atuar? Fantástico não é mesmo?

aula de ciências mortuárias

Para que o aluno trabalhe como auxiliar de necropsia ou papiloscopista ele terá de prestar um concurso público para a Polícia Científica (Polícia Civil). Nesse momento, para que possa ser aprovado no concurso, ele precisará provar seus conhecimentos nas disciplinas exigidas no edital, ou seja, terá de demonstrar habilidades intelectuais em português, matemática, informática, biologia e noções de direito. Por isso a Signum ministra aulas de todas essas disciplinas, justamente para que o aluno possa sair preparado para ser aprovado no concurso público da Polícia Cientifica (Polícia Civil) e assim exercer as funções de auxiliar de necropsia e papiloscopista.

Sabemos que todo atendimento deve ser executado com excelência. Quando falamos de um crematório esse atendimento merece ainda mais atenção, uma vez que os familiares, entristecidos pela dor da perda, precisam de muita atenção, cordialidade e respeito. Dentro da Metodologia de Ensino do Curso de Cremação da Signum destacam-se dois pontos: o primeiro são os “7 passos da cremação”, que tem como objetivo explicar aos alunos sobre o atendimento, a documentação, a preparação do corpo, o velório, a cerimônia de despedida, a cremação e a entrega das cinzas; e o segundo ponto são as técnicas de oratória, ensinando aos alunos a subir num púlpito de crematório e declamar poesias no início da cerimônia de despedida, seja recitando o texto memorizado, seja recitando o texto escrito.

Nosso diretor Sergio Portela se debruçou em intensas e longas pesquisas sobre a cremação para nos ensinar em seu livro sobre diversos pontos dessa instigante área, como por exemplo a história da cremação; a diferença da inumação e da cremação; a legislação que norteia essa área; o funcionamento de um forno de cremação; os tipos de urnas cinerárias; o plano de cremação futura etc. Sabemos que escrever um livro não é tarefa fácil, exige muita dedicação, pesquisas, leituras intensas, entrevistas, revisões e correções. No entanto, o Prof. Sergio Portela assim o fez, pois sabia da lacuna existente nessa área no que se refere a livros que ajudem alunos, professores e a sociedade em geral, a entender e adquirir mais conhecimentos sobre essa fascinante área das Ciências Mortuárias.

Temos uma gestão administrativa e pedagógica extremamente focada em resultados, pois somente dessa forma os conteúdos dos cursos serão entregues com excelência aos nossos alunos. Portanto, para nós da Signum Cursos, não é possível e muito menos admitido pela gestão, em se distrair com outras áreas que não sejam as profissões das Ciências Mortuárias, pois tal atitude levaria a perda de foco. Assim podemos afirmar, somos especialistas na área das Ciências Mortuárias, até mesmo pelo motivo de sermos os autores dessa Metodologia de Ensino.

Num mundo cada vez mais digital, repleto de muitos aplicativos que facilitam a vida das pessoas de maneira prática e objetiva, não poderíamos de forma alguma ficar de fora dessa revolução digital. Além disso, é muito importante destacar que a impressão de papel só faz crescer ainda mais o desflorestamento, deixando o meio ambiente em desequilíbrio. Por isso, quanto menos impressões fizermos, mais estaremos contribuindo para um mundo mais sustentável. Além do mais, com uma apostila digital existe a praticidade dos nossos alunos poderem acessar o material didático pelo celular, de qualquer lugar que estiverem, sem ter de carregar o peso de folhas e mais folhas impressas.

aula de ciências mortuárias

Prezamos muito pelo conhecimento teórico atrelado ao prático, sendo justamente esse um dos motivos de levarmos nossos alunos às aulas de estágios dentro de necrotérios. Porém, antes de serem encaminhados a essas aulas, levamos os alunos para as práticas dentro da sala de aula com órgãos de porco no formol, justamente porque esses órgãos são muito semelhantes aos órgãos humanos. Assim o aluno consegue ver a estrutura e sentir o peso de um coração, de um pulmão, um rim, um fígado, um esôfago etc.

Temos uma intensa preocupação com a integridade física de todos os nossos alunos, por isso, aqui na Signum Cursos e Concursos Públicos, antes do aluno ir ao necrotério para estagiar e colocar em prática tudo o que aprendeu nas aulas teóricas de técnicas de necropsia, ele pratica a sutura em peles de porco. Dessa forma, diminuímos extremante os riscos do aluno efetuar um procedimento de forma errada.

A pele do rosto é muito mais sensível, por exemplo, do que a pele das pernas ou dos braços. Quando ocorre um acidente ou uma doença grave com a pessoa e existe traumas profundos na pele do rosto, será necessário realizar suturas intradérmicas, ou seja, suturas por dentro da pele para que os familiares no momento do velório não vejam as marcas, e logo após ser realizada a necromaquiagem. Para que os alunos treinem esse tipo de sutura a escola disponibiliza almofadas gelatinosas que lembram muito a pele humana, assim o aluno sai entendendo e fazendo esse tipo de sutura.

Como já foi explicado no item anterior, a pele do rosto é muito sensível e quando existem traumas profundos na face é preciso recompor as perdas ósseas e teciduais com produtos apropriados para esse tipo de trabalho. Por isso cedemos cabeças de borracha aos nossos alunos nas aulas práticas, além da massa moldável, fio agulhado, atadura gessada, algodão etc, para que assim eles possam refazer um nariz, preencher uma perda óssea na face ou ainda em casos superficiais apenas fazer uma reparação facial.

Como já foi dito anteriormente, temos uma grande preocupação com a integridade física de nossos alunos, portanto ministramos aulas práticas sobre como fazer o uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que auxiliares de necropsia, papiloscopistas, agentes funerários, tanatopraxistas, necromaquiadores e reconstrutores faciais fazem uso quando estão atuando em suas profissões.

aula de ciências mortuárias

Para que o aluno possa se engajar ainda mais com a sua área e começar a vivenciar a sua profissão, mesmo antes de ser aprovado no concurso público da Polícia Civil, a Signum cria cenas de crime na escola e inseri o aluno dentro desse mundo da perícia criminal, pois assim ele poderá pôr em prática todos os conhecimentos teóricos de medicina legal e de papiloscopia que aprendeu em sala de aula.

Antes do aluno ser aprovado no concurso público da Polícia Civil e trabalhar como auxiliar de necropsia, será necessário ele conhecer por exemplo como é e para que serve um costótomo, uma tesoura de ponta romba, um martelo de Hajek, um enterótomo, uma pinça dente de rato, uma agulha em S, um fio encerado etc. Por isso apresentamos aos nossos alunos os instrumentais e os materiais que um auxiliar de necropsia faz uso quando está executando a sua profissão.

Após aprovado em todas as avaliações teóricas do curso de Ciências Mortuárias da Signum, o aluno será encaminhado aos estágios de tanatopraxia. Portanto, antes que isso ocorra, se faz necessário que o aluno conheça uma bomba injetora, uma bomba aspiradora, uma autoclave, uma cânula, um trocarte, uma pinça reta, uma pinça curva, um tanatofluído etc. Portanto possuímos em nosso curso aulas práticas dos instrumentais e dos produtos usados pelo tanatopraxista no seu dia a dia de trabalho.

É impossível realizar bem um serviço se você não conhece os instrumentais e os produtos utilizados para a sua execução. Por isso mostramos item por item de uma maleta de necromaquiagem e ensinamos nossos alunos sobre a função que cada um deles têm sobre o corpo do falecido(a).

Negro de fumo, magnésio, lupa, individual datiloscópico, ficha datiloscópica, rolinho, tinta, fita adesiva, pincel magnético etc. Esses são somente um dos instrumentais e materiais usados pelo papiloscopista, os quais são ensinados aos nossos alunos de forma teórica e prática. O mais interessante é que ao mesmo tempo em que vão aprendendo sobre o instrumental e o material, vão também tendo a oportunidade e a experiência de manuseá-los.

aula de ciências mortuárias

Muitas pessoas residem em outras cidades e estados e desejam realizar o curso de Ciências Mortuárias da Signum num curto espaço de tempo, pois sabem o peso e a importância que um certificado da Signum tem no mercado de trabalho mortuário. Sabendo da didática de alta performance da nossa escola, somado ao fator de não querer abrir mão de toda expertise que a Signum Cursos possui na área mortuária e desejando estudar no conforto da própria casa ou de qualquer outro lugar; muitas pessoas também acabam optando pelo curso online de Ciências Mortuárias. Nele o aluno assistirá a diversos vídeos; poderá realizar as avaliações depois de ter praticado o conteúdo através de exercícios; terá acesso a apostila virtual e ao término do curso receberá 6 certificados referente às 6 áreas das Ciências Mortuárias, ou seja, receberá pelos correios um certificado de necropsia, um de papiloscopia, um de agente funerário, um de tanatopraxia, um de necromaquiagem e um de reconstrução facial.

Imagina estudar as áreas mortuárias que você sempre quis estudar, fazendo isso no conforto da sua própria casa e ainda por cima de uma forma muito próxima ao curso presencial? Perfeito não é mesmo? Assim é o Curso Ao Vivo de Ciências Mortuárias. Nele o aluno assistirá aulas de anatomia, medicina legal, tanatologia forense, técnicas de necropsia, biossegurança, papiloscopia, agente funerário, tanatopraxia, necromaquiagem e reconstrução facial, sem sair da sua própria casa. O professor compartilhará diversos vídeos na tela com os alunos, além de muitas imagens e exercícios. No último dia de aula do módulo o professor faz a revisão do conteúdo e aplica uma prova, compartilhando-a na tela do computador. Os alunos visualizam a prova, respondem as alternativas e enviam as respostas por e-mail ao professor.

Até chegar aos estágios os alunos já tiveram uma grande carga teórica e prática de muitas das coisas que um dia vivenciarão quando estiverem atuando em suas profissões. Por isso dizermos que os estágios são mais uma questão de adaptação e transição para o futuro profissional do aluno.

Por questões de ética e de segurança, ao adentrar um necrotério tanto o profissional que realizará as necropsias quanto os alunos e professores deverão estar muitos atentos a todos os procedimentos e rigorosamente paramentados. Portanto, para que o aluno não tenha o compromisso de perder tempo indo atrás de todo material, a Signum pensando na comodidade do aluno e na otimização do seu tempo, criou a mochila de EPIs e a maleta de necromaquiagem. Na mochila o aluno encontrará a quantidade necessária de toucas, máscaras, óculos, luvas, capas de chuva, jalecos e botas necessários para a sua segurança nos estágios. Já na maleta de necromaquiagem o aluno encontrará todo o material próprio para a reparação facial, como massa moldável, batons, cílios, bases, álcool em gel, lenço umedecido, algodão, pinça para tamponamento etc.

Manter uma comunicação rápida, dinâmica e eficiente com os nossos alunos é algo primordial para todos nós da Signum Cursos. Por isso, disponibilizamos diversos canais de comunicação nas redes sociais, sendo que alguns nos servem como uma espécie de TV (Youtube, Facebook e Instagram), onde demonstramos todo o nosso trabalho aos interessados em estudar na escola e aos que já estudam, transmitindo conteúdo na área de forma gratuita. Assim fica-nos o site signumcursos.com.br e o whatssapp, como formas de contato direto do aluno com o setor comercial e com a secretaria da Signum Cursos.

aula de ciências mortuárias

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

© Copyright Todos os direitos reservados Signum Cursos e Concursos Públicos | Site by Webpan