08/03/2021

O que são a Reconstrução Facial e a Necromaquiagem e quem é o profissional por trás destas ciências?

Por admin

Essas duas especialidades fazem parte das Ciências Mortuárias e prestam grande apoio à sociedade

A Reconstrução Facial e a Necromaquiagem fazem parte das Ciências Mortuárias e estão relacionadas aos procedimentos realizados no corpo após o óbito. O termo Ciências Mortuárias e sua metodologia de ensino foram criados pelo pelo Prof. Sergio Portela, fundador e diretor da escola Signum Cursos, e tem como objetivo unir 6 profissões dentro de um único curso, sendo elas: Auxiliar de Necropsia, Papiloscopia, Agenciamento Funerário, Tanatopraxia, Reconstrução Facial e Necromaquiagem.

Quando um aluno se forma em Ciências Mortuárias ele poderá trabalhar com quaisquer das profissões relacionadas acima e, com isso, aproveitar diversas oportunidades de carreira, que vem crescendo a cada ano.

Neste artigo, queremos trazer mais detalhes sobre a Reconstrução Facial e Necromaquiagem, para que você entenda como são as atividades e qual profissional realiza essas atividades.

Acompanhe abaixo!

Reconstrução Facial

O que é Reconstrução Facial?

A Reconstrução Facial é o serviço realizado quando há um trauma na face do morto. Nesse caso, são realizados procedimentos para que o rosto seja o mais parecido possível como era em vida. Caso não seja feito esse trabalho, o velório terá de ser com a urna lacrada, mas sendo feita a Reconstrução Facial, a urna poderá ser aberta e será possível dar à família um velório mais digno.

O reconstrutor facial tem a função, como o próprio nome sugere, de reconstruir a face, pois em alguns casos, como por exemplo acidentes de trânsito ou quedas de grandes alturas, a face acaba sendo danificada, muitas vezes perdendo partes que lhe pertenciam, e será esse profissional que usará toda a sua técnica para que o rosto chegue o mais próximo possível da mesma feição que a pessoa possuía antes de falecer.

A reparação facial é feita quando se tem lesões pequenas e superficiais. Já a reconstrução facial é necessária quando há perda óssea e tecidual. Nesse caso não basta reparar, pois será necessário reconstruir a face.

Quando há uma perda tecidual ou óssea no rosto de até 30% será possível realizar a Reconstrução Facial, porém quando ocorre uma perda maior do que essa porcentagem já não será mais possível realizar o procedimento.

Na Reconstrução Facial é possível fazer a reconstrução do olho, do nariz e de outras partes do rosto, utilizando técnicas e materiais específicos. Com esse serviço, inclusive, é possível realizar reconstrução tecidual e em seguida, utilizando o cabelo presente no corpo, refazer a barba, quando um homem a tinha em vida, por exemplo.

Qual o profissional que realiza a Reconstrução Facial?

O profissional que realiza a Reconstrução Facial é o Agente Funerário.Esse serviço pode ser oferecido por funerárias particulares, fazendo parte do pacote de serviços oferecidos.

Para ser um profissional da área de Reconstrução Facial, será necessário fazer um curso específico, onde o aluno aprenderá a reconstruir, modelar, fazer suturas quando ocorrem perda tecidual ou não, e inúmeras outras técnicas que possibilitarão que ele realize todos os procedimentos com excelência.

Necromaquiagem

O que é a Necromaquiagem?

A Necromaquiagem complementa o procedimento de conservação feito através da Reconstrução ou Restauração Facial. Com ela, será devolvida a aparência mais próxima do corpo de quando era em vida. Ela corrige imperfeições causadas por longo período de internação, lesões superficiais, etc. Além disso, a Necromaquiagem permite um velório mais digno aos familiares e amigos.

Maleta de Necromaquiagem

Um item essencial para o profissional que realiza a Necromaquiagem é a maleta que irá acompanhá-lo e fornecerá todos os instrumentos necessários para realizar esse serviço.

O que compõe a Maleta de Necromaquiagem?

A maleta de necromaquiagem é composta de uma maleta de plástico, para que possa ser higienizada a cada uso e elimine o risco de contaminação, não sendo recomendado que a maleta seja de outro material. Em seu interior deve existir a pinça anatômica, agulha em S para sutura de boca e cavidade nasal, fio para realizar a sutura, tesoura, lâmina de barbear, pinça, gaze, lenço umedecido e álcool gel. Além disso, a maleta contém os itens para realizar a maquiagem, que são corretivos, base líquida, pó facial, contorno para luz e sombra, sombras foscas e neutras e coloridas, blush, lápis para os olhos nas cores preto e marrom, máscaras de cílios, cílios postiços e cola específica, esponja, kit de pincéis e batons.

Qual o profissional que realiza a necromaquiagem?

Assim como a Reconstrução Facial, a Necromaquiagem é realizada pelo agente funerário, que é o profissional responsável por vestir, maquiar e transportar o corpo para onde for necessário. É ele também que muitas vezes faz a venda das urnas mortuárias e arranjos de flores. Além disso, o agente funerário cuida da parte burocrática, dando entrada em certidões de óbitos e outras documentações necessárias ao bom cumprimento de um determinado caso e presta o apoio à família.

Qual a importância da Reconstrução Facial e da Necromaquiagem?

Os serviços de Reconstrução Facial e Necromaquiagem estão muito ligados ao apelo social que exercem, pois eles oferecem um grande acolhimento aos familiares. Para exemplificar tamanha importância dessa profissão, vamos imaginar um acidente onde a vítima, um jovem de 18 anos, estava andando de moto sem capacete e colidiu com a traseira de um caminhão, tendo uma perda tecidual e óssea de 30% no seu rosto. Nesse caso, será o agente funerário com o seu conhecimento de reconstrução facial quem reconstruirá a face, corrigindo grandes traumas. Sem o seu serviço o velório haveria de ser com o caixão lacrado, não podendo ser aberto devido às condições da vítima. Assim sendo, o agente funerário poderá refazer aquela face e depois, com o seu conhecimento de necromaquiagem, complementar o procedimento tanatoestético, devolvendo a aparência mais próxima do corpo de quando era em vida.

As especializações em Necromaquiagem e Reconstrução Facial fazem parte das habilidades exigidas para o Agente Funerário. Dessa forma, quanto mais o profissional buscar conhecer as áreas que integram as Ciências Mortuárias, mais oportunidades ele terá e melhor remunerado será por seus serviços.

Como se tornar um agente funerário?

O Agente Funerário é o profissional que atua no dia-a-dia das agências funerárias. Suas funções incluem a remoção e preparação de cadáveres, assistência na escolha de urnas, ornamentação das urnas mortuárias, conduzir o sepultamento, assistência em serviços administrativos, acolhimento de familiares, acompanhamento de certidões de óbito e demais documentos necessários.

Esse profissional pode atuar tanto no setor público, prestando um concurso público para as prefeituras, quanto no setor privado, em funerárias particulares.

Para ser um Agente Funerário, é necessário ter pelo menos o ensino médio completo, CNH com categoria B, no mínimo, e ter conhecimento em tanatopraxia e necromaquiagem, assuntos que são ensinados no Curso de Ciências Mortuárias da Signum Cursos. Como cada município pode ter regras diferentes, cabe a este profissional conhecer as leis e especificações que devem ser seguidas em cada localidade.

Dependendo do setor no qual irá atuar, público ou privado, este profissional poderá ter ganhos mensais que variam de R$1.800,00 até R$6.000,00. Isso porque muitas funerárias do setor privado pagam comissões por cada venda de artigos que os agentes funerários realizam, tais como urnas mortuárias, arranjos de flores, planos funerários etc.

Curso de Agente Funerário da Signum Cursos

A Signum Cursos e Concursos Públicos oferece todo o conhecimento necessário para que o profissional se torne um Agente Funerário excelente e que tenha muito sucesso em sua carreira. Além disso, ele terá aulas específicas de Reconstrução Facial e Necromaquiagem, que o capacitarão a realizar plenamente essas atividades.

A metodologia de ensino das Ciências Mortuárias vem sendo aperfeiçoada a cada ano, com a inclusão de conteúdos pertinentes e abrindo o leque de empregabilidade para o aluno, com o objetivo de fornecer todo o conhecimento necessário na área.

Com o curso de Ciências Mortuárias o aluno aprenderá não somente a especialidade em Agenciamento Funerário, Reconstrução Facial e Necromaquiagem, mas também as profissões de Auxiliar de Necropsia, Papiloscopia e Tanatopraxia, inclusive obtendo o conhecimento para prestar concursos públicos. Clique aqui e conheça as oportunidades de carreira para quem faz ciências mortuárias.

Devido à portaria emitida em 13/05/2015 pela Polícia Científica, que exigiu o conhecimento de papiloscopia nos concursos públicos para os cargos de auxiliar de necropsia, a Signum Cursos e Concursos Públicos, sempre focada em ministrar conteúdos com excelência aos seus alunos, incluiu na grade curricular do curso de Ciências Mortuárias o conteúdo de papiloscopia. Portanto na Signum Cursos o aluno além de estudar a Necropsia, a Tanatopraxia, a Necromaquiagem, o Agenciamento Funerário e a Reconstrução Facial, estudará também a Papiloscopia. O curso tem duração de 12 meses, sendo autorizado pela Lei 9.394/96, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), promulgada em 1996 no gorverno do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre os cursos de Reconstrução Facial e Necromaquiagem e todas as especializações que compõem o curso de Ciências Mortuárias da Signum Cursos e Concursos Públicos, e aproveite as oportunidades de carreira disponíveis em todo o país.