11/12/2020

O Mercado de Trabalho para o Agente Funerário

Por admin

Com um faturamento anual de 7 bilhões; mais de 11.700 empresas pelo Brasil e com 150 mil postos de trabalho criados, o setor funerário se mostra num crescimento pleno e contínuo. Diversos profissionais colaboram com esse setor, recepcionistas, atendentes, auxiliares e supervisores administrativos, compradores, gerentes etc. No entanto, destacam-se nessa área os agentes funerários, que sempre estão em contato direto com a família. Sabemos que esse profissional pode atuar tanto no setor público, prestando um concurso público para as prefeituras; quanto no setor privado, fazendo um curso que o capacite a exercer a sua função com ética e segurança e logo após distribuir currículos em funerárias particulares para que essas possam o convidar para entrevistas de trabalho.

Através dos números citados anteriormente, podemos afirmar que não faltam vagas de trabalho para esse profissional, porém quais são as funções que o agente funerário exerce e quanto ele ganha?

Dentre as suas principais funções está o atendimento à família; a preparação de documentos necessários para os serviços funerários; o auxilio na escolha da urna; a contratação do velório; a contratação do sepultamento; a remoção, preparação e traslado do corpo; o acondicionamento; a ornamentação da urna mortuária; a venda de serviços; a locação de paramentos, entre outros. Dependendo do setor no qual irá atuar, público ou privado, poderá ter ganhos mensais que variam de 2.000,00 até 6.000,00. Isso porque muitas funerárias do setor privado pagam comissões por cada venda de artigos que os agentes funerários realizam, tais como urnas mortuárias, arranjos de flores, etc. 

Atualmente, o agente funerário do setor privado acolhe outras modalidades entre suas funções, suprindo assim, a necessidade do mercado.Portanto, além daquelas já descritas acima, o agente funerário também executa os procedimentos de

  • Necromaquiagem;
  • Reconstrução facial;
  • Conservação de corpos (como por exemplo a tanatopraxia);
  • Embalsamamento.

Dessa forma, se você deseja ser um profissional das Ciências Mortuárias atuando em funerárias, saiba que esse mercado de trabalho está em crescimento e que existem diversas oportunidades nos 26 estados brasileiros.