O agente funerário tem a responsabilidade de lidar com boa parte dos procedimentos, seja de atendimento à família até cuidados com o corpo, além da burocracia e do preparo com o velório.
É o agente funerário que na maioria das vezes realiza a venda da urna e dos arranjos de flores para o velório, além de banhar, vestir e preparar o corpo, cuidar do traslado e garantir que todo o ritual de despedida ocorra de forma correta.
Também é o agente funerário que solicita a documentação necessária à família e dá entrada no atestado de óbito. Esse profissional está lá para trazer conforto à família, realizando as funções no lugar das pessoas que não tem condições emocionais para isso.
Entre as funções de um agente funerário, também estão: administrar o stress esperado da família enlutada, ouvir e se atentar aos desejos dos familiares, obter documentações necessárias para traslado, inumação ou cremação, checar o destino da inumação, velório ou cremação, providenciar o local do sepultamento caso não haja, higienizar o corpo, abrir a urna para a última despedida, emitir a guia necessária de sepultamento para o cemitério e realizar a necromaquiagem ou a reconstrução facial.
Analisando todas essas funções é possível afirmar que o agente funerário fica responsável em proporcionar à família uma despedida digna e sem intercorrências.