No crematório, o primeiro profissional a ter contato com a família é o atendente.
É ele quem vai receber essas pessoas, informar sobre os custos de atendimento e cremação, além de solicitar todos os documentos necessários para a lida burocrática.
É imprescindível que esse profissional esteja bem vestido, de forma neutra e respeitosa, seja solícito e empático com o momento da família, sem qualquer comportamento invasivo ou rude para o momento.
Tendo sido feita essa parte, os maiores responsáveis passam a ser o coordenador e o assistente, que darão os suportes seguintes aos familiares.
O assistente também ficará em contato direto com a família, já que esse profissional é quem vai fazer o preparo do vídeo do cerimonial de despedida, escrever o texto junto aos familiares, além de receber fotos e vídeos para preparar o vídeo que vai ser apresentado no telão durante a cerimônia.
É também função do assistente cuidar da supervisão dos traslados do corpo, que muitas vezes precisa ir do IML até a clínica de tanatopraxia, e somente após para o crematório. É ele quem vai controlar onde o corpo se encontra e os horários.
Quando o corpo chega ao crematório, depois do velório, acontece o cerimonial. Após o cerimonial, o caixão é conduzido a câmara fria onde aguardará a programação de cremação. Não é permitida a presença de familiares, por questões éticas e também de segurança.
O corpo é incinerado junto ao caixão e após o processo de incineração, que leva entre 1 hora e meia a duas horas, dependendo da massa corporal, os fragmentos ósseos restantes serão triturados.
Após a trituração dos ossos calcinados, as cinzas serão colocadas num invólucro, o qual será entregue aos profissionais do setor administrativo. Depois o crematório entrará em contato com os familiares informando a melhor data para retirarem o invólucro com as cinzas.
A família pode decidir adquirir uma urna cinerária para armazenar as cinzas em casa, ou realizar um último rito de passagem, despejando em um local importante que tenha marcado a vida da pessoa falecida.