Tem havido também grande demanda para os profissionais da cremação, já que boa parte dos brasileiros têm optado pela cremação e cada vez menos pela inumação.
O curso de cremação prepara os seus alunos para trabalhar em diversos segmentos dentro de um crematório. Existem os cargos administrativos e os cargos operacionais, sendo esses:
- Diretor
- Coordenador
- Assistente
- Atendente
- Motorista
- Operador de forno
Saiba quais são as funções atribuídas a cada profissional da cremação.
Diretor
O diretor do crematório é o responsável pela gestão geral. É o cargo mais alto que se pode ocupar dentro do crematório.
Coordenador
Logo abaixo do diretor temos o coordenador, que é o profissional responsável por manter todos os outros serviços bem alinhados, garantindo que tudo saia como o esperado, sem intercorrências.
É ele quem lidera o restante da equipe, ou seja, assistentes, atendentes, motoristas e operadores de forno. O coordenador também é o mestre de cerimônia que realiza o cerimonial de despedida da cremação.
Assistente
O assistente é responsável por fazer o rastreio do corpo enquanto está em transporte, organizando isso até que ele chegue ao seu destino final.
Ele também está em contato constante com a família, já que é quem vai preparar o vídeo e as fotos a serem exibidos no telão durante o cerimonial de despedida. Alguns assistentes também são os responsáveis por realizar essa cerimônia.
Atendente
O atendente do crematório é quem vai ter o primeiro contato com a família que busca o serviço. É ele quem apresenta os serviços, passa o orçamento, solicita os documentos necessários para a parte burocrática e auxilia nas escolhas.
Esse profissional tem que ser dotado de sensibilidade, empatia e boa dicção para acolher a família que acaba de perder o seu ente querido. Também é de extrema importância que o atendente esteja bem vestido, de forma neutra e com cores sóbrias, em respeito ao momento.
Motorista
O motorista do crematório realiza o traslado do corpo, em todos os seus trajetos necessários, muitas vezes desde o IML, até a clínica de tanatopraxia, e por fim até o crematório.
Operador de forno
O operador de forno é quem finalmente realiza a cremação, conduzindo a urna com o cadáver, já sem vidro e sem alças, para a incineração.
É ele quem regula a temperatura do forno, fica responsável pelo trituramento dos ossos remanescentes e pelas cinzas que serão colocadas em um invólucro e conduzidas ao setor administrativo, para que sejam entregues à família.
Todas essas funções têm uma grande importância para manter o crematório funcionando de forma bem orquestrada e são cargos com excelentes possibilidades de remuneração.
A Signum Cursos oferece um curso completo de cremação que prepara profissionais capacitados a trabalhar em qualquer cargo disponível em um crematório.