16/06/2021

10 perguntas e respostas sobre cremação

Por admin

Quando perdemos um ente querido, além de passar por todo o processo de dor e luto, é preciso tomar decisões sobre todos os rituais funerários que virão logo em seguida.

Dentre esses rituais estão a forma que a pessoa será velada e o fim que será dado ao corpo do falecido. Daí vem a pergunta: Será realizada a inumação, popularmente conhecida como enterro, ou a família dará preferência pela cremação?

Não é uma tarefa fácil para quem precisa se encarregar de todos esses procedimentos, mas o serviço especializado correto pode ajudar a tornar esse fardo menos pesado durante esse momento tão difícil.

Muitas vezes o falecido já conversou com sua família e deixou claro sobre a sua vontade em ser cremado, mas nem sempre temos como saber exatamente qual o fim que a pessoa gostaria que dessem ao seu corpo.

Então tendo que tomar essa decisão importante por conta própria é natural que surjam diversas dúvidas sobre os procedimentos disponíveis. Nesse artigo falaremos especificamente sobre a cremação.

Cremação e a quebra de mitos

A cremação tem sido cada vez mais desmistificada com o passar dos anos, depois de ser um assunto intocável no passado, e é uma escolha muito comum nos dias de hoje no Brasil.

Apesar disso, muitas pessoas ainda têm diversas dúvidas e preconceitos sobre como funciona esse procedimento.

Alguns cemitérios já instalaram crematórios dentro de seus complexos e com o acesso à informação a decisão pela cremação tem se popularizado e se tornado muitas vezes a escolha mais prática.

A pejorativa associação do fogo com algo negativo e desrespeitoso, caiu por terra, e hoje a cremação é muito mais associada como uma despedida respeitosa e sustentável.

Perguntas e respostas sobre cremação

Você tem dúvidas sobre a cremação? Confira as respostas das perguntas mais frequentes a respeito e considere essa despedida honrosa e emocionante para o seu ente querido.

  • 1- Como exatamente funciona a cremação?

Muitas pessoas sabem o princípio básico, mas não exatamente como funciona todo o processo da cremação.

É muito importante que a família se informe a respeito do procedimento, assim se sentirá mais segura em tomar essa decisão.

Após a cerimônia de despedida que ocorre dentro de um anfiteatro, o corpo, dentro de um caixão, é conduzido até o forno crematório que terá a temperatura entre 800 e 1000º. Esse processo leva de 1h30 a 2 horas e as cinzas são entregues após um tempo à família.                                 

  • 2- Então é necessário um caixão para que a cremação aconteça?

Sim, assim como em um enterro tradicional é preciso adquirir um caixão para o processo da cremação. O caixão é incinerado junto ao corpo. Os vidros e alças são retirados antes que o corpo seja conduzido ao forno de cremação. Não é necessário ter um caixão especial para a cremação, sendo possível então o uso de um caixão comum, como os usados em enterros.

  • 3- Do que eu preciso para cremar uma pessoa falecida?

Para tomar a decisão de cremar a pessoa falecida é necessário que tenha ocorrido em vida, por parte dela, a manifestação dessa vontade para um familiar próximo ou que tenha deixado uma declaração de vontade, assinada por ela e por mais três testemunhas, sendo reconhecidas as firmas de todas as assinaturas e registrada em cartório de registro. 

  • 4- Quanto tempo dura a cerimônia de despedida?

A cremação só pode o correr após 24 horas do óbito, tempo no qual o corpo receberá os tratamentos de tanatopraxia ou embalsamamento. Logo após será encaminhado ao velório e depois à cerimônia de despedida, isso é claro, se os familiares tiverem contrato o velório e a cerimônia. Normalmente uma cerimônia de despedida não ultrapassa o tempo de 30 minutos.

  • 5- A cremação é mais cara do que a inumação?

Esse é um antigo mito sobre a cremação e não procede. A cremação é, na verdade, a escolha mais econômica de despedida de um ente querido.

Além de ser mais em conta do que os custos de um jazigo e sua manutenção, ainda poupa os familiares com as taxas de sepultamento e exumação do corpo.

  • 6- Quanto custa uma cremação?

No Brasil, atualmente, uma cremação costuma custar em torno de R$ 3 mil, variando de acordo com o crematório, podendo ultrapassar os R$ 10 mil.

Essa variação pode acontecer também por conta dos serviços incluídos em cada crematório. Além, é claro, do valor do caixão escolhido pela família.

Faça uma cotação e se inteire de todos os procedimentos que são oferecidos dentro daquele valor para não ter nenhum aborrecimento durante esse momento difícil.

  • 7- O que acontece com os restos mortais após a cremação?

Depois do processo de incineração dentro do forno de cremação, os restos mortais são triturados. Após esse procedimento o corpo todo se torna em cinzas que são acondicionadas num invólucro e entregues aos familiares, os quais decidiram o fim que darão a elas.

A maioria das pessoas opta por despejar as cinzas na natureza ou que tenha sido importante para a pessoa, enquanto em vida.

Também é possível guardar as cinzas do seu familiar em urnas. Existe também a possibilidade das cinzas serem guardadas num columbário, que são grandes armários com portas de vidro e fechadura localizadas dentro do crematório, onde os familiares podem pagar uma mensalidade para deixarem ali a urna cinerária com as cinzas.

  • 8- Qual é a vantagem da cremação?

Além de ser um procedimento mais econômico, como falamos anteriormente, é também mais ecológico do que a inumação (enterro).Trata-se de uma escolha responsável, que evita a disseminação de doenças, contaminação do solo, além da economia com o espaço físico.

Com a preservação do meio ambiente estando cada vez mais em alta, a importância dessa escolha fica ainda mais evidente.

  • 9- Como saber se era o desejo do meu ente querido?

É importante conversar com as pessoas, ainda em vida, para saber o que elas desejam após a sua passagem. O peso dessa decisão pode ser muito difícil para os familiares, caso não conheçam o real desejo da pessoa.

Ainda assim, se estiver na dúvida e não souber se o seu ente querido desejaria ou não a cremação, pense que você também não sabe se ele desejaria ser inumado (enterrado).

No fim, vale lembrar que são dois procedimentos totalmente comuns e naturais, com uma despedida respeitosa.

Se por algum motivo essa decisão ficar em suas mãos, você pode fazer a sua escolha sem peso algum na consciência.

  • 10- Os familiares podem estar presentes durante a cerimônia de despedida?

Atualmente a causa da morte por Covid-19 pode fazer com que não ocorra nem o cerimonial de despedida. No entanto, é preciso consultar as regras de cada crematório. Mas sim, os familiares e amigos podem estar presentes durante a cerimônia que antecede a cremação.

Muitas pessoas que optam por cremar seu ente querido fazem um velório regular no próprio crematório. Optar pela cremação não te impede de ter uma cerimônia de despedida de alguém importante.

Já no momento da cremação no forno só são permitidos funcionários especializados do próprio crematório para que sejam evitados riscos. Porém existem poucos crematórios que permitem que 1 ou 2 familiares acompanhem a cremação no forno. Isso, é claro, deve ser negociado com antecedência no crematório.

Tenha mais tranquilidade nesse momento difícil

A perda de alguém é sempre um momento delicado e de muita fragilidade e ter que lidar com burocracia pode tornar o momento ainda mais pesado e exaustivo.

Para evitar o esgotamento mental, busque uma empresa séria e idônea, que preste todos os serviços necessários para minimizar qualquer aborrecimento extra e leve o máximo conforto possível à família enlutada.

Não tenha constrangimento de fazer perguntas, tirar as suas dúvidas e escolher com segurança o profissional que irá te atender. Não cultive mitos e medos em torno da cremação sem antes se informar a respeito.

O ideal é pedir a ajuda de um amigo ou parente com menor proximidade ao ente querido que faleceu para lidar pessoalmente com toda essa burocracia, para poupar assim quem se encontra mais fragilizado emocionalmente no momento.

Quer entender mais sobre todo o processo que envolve a cremação, além de conhecer quem são e o que fazem os profissionais que atuam nesse momento tão delicado? Confere esse artigo onde falamos mais sobre essa profissão que vem tendo cada vez mais busca por profissionais tanto no Brasil quanto no mundo.