Auxiliar de necropsia
A função do profissional auxiliar de necropsia é auxiliar o médico legista na análise do corpo, enquanto é avaliada a causa da morte.
É também esse profissional que higieniza e prepara a sala e desinfeta os instrumentos utilizados durante o procedimento necroscópico.
Reconstrutor facial
Em casos de pessoas que falecem em decorrência de quedas, acidentes ou qualquer impacto que danifique a face, o reconstrutor facial tem como função reconstruí-la, como o próprio nome da profissão já sugere.
O objetivo é que a técnica seja aplicada para que o rosto da pessoa falecida esteja o mais próximo possível do que era quando estava viva.
É uma função muito importante que leva um conforto aos entes queridos que desejam se despedir daquela pessoa de forma não traumática e tendo a chance de ver o seu rosto pela última vez.
Tanatopraxista
O tanatopraxista é responsável pela conservação do cadáver durante o seu preparo e também durante os rituais de despedida.
Essa função é importante porque muitas vezes o corpo pode sofrer o extravasamento de líquidos ou a formação de hematomas na face, principalmente em se tratando de cadáveres que precisam ser transportados para longas distâncias.
Necromaquiador
O necromaquiador tem como objetivo melhorar a aparência do rosto, trazendo a feição da pessoa falecida para o mais próximo possível da que ela tinha antes de falecer.
Não se trata de maquiagem feminina apenas, cadáveres de homens e mulheres são maquiados para ficarem com uma aparência serena e com a pele em cor normal e uniforme.
A maquiagem também ajuda a cobrir possíveis hematomas.
Agente funerário
O agente funerário é responsável por vestir, maquiar, ornamentar a urna mortuária e também transportar o corpo até o local de sepultamento.
Esse profissional também pode realizar a venda dos caixões, urnas ou coroas de flores, além de cumprir as funções burocráticas, como dar entrada na certidão de óbito ou qualquer outra documentação necessária.
Esse serviço facilita muito o momento dos familiares que já estão lidando com a perda de seu ente querido.
O papiloscopista
O papiloscopista é o profissional encarregado da identificação humana pelas impressões digitais.
Esse profissional também pode realizar trabalhos externos, em áreas onde aconteceram crimes, sejam crimes de natureza mais leve como arrombamento e roubo até mesmo algo mais grave como assassinato. Internamente, o papiloscopista trabalha geralmente em institutos de identificação, em laboratórios com equipamentos para que a identificação seja realizada.
A SignumCursos ministra o curso de Ciências Mortuárias, que se trata de uma Metodologia de Ensino de autoria do Prof. Sergio Portela, tendo como objetivo ensinar 6 profissões dentro de um único curso, são elas: Auxiliar de Necropsia, Papiloscopia, Tanatopraxia, Agenciamento Funerário, Necromaquiagem e Reconstrução Facial.
Agora que você já sabe tudo o que envolve a carreira de quem trabalha com ciências mortuárias, pode começar a considerar essa área para o seu futuro e exercer uma das profissões em maior ascensão no Brasil.
Para te ajudar nessa caminhada, conheça o nosso curso de ciências mortuárias e tenha a melhor formação profissional para se destacar no mercado.