Dentre as suas principais funções está o atendimento à família; a preparação de documentos necessários para os serviços funerários; o auxilio na escolha da urna; a contratação do velório; a contratação do sepultamento; a remoção, preparação e traslado do corpo; o acondicionamento; a ornamentação da urna mortuária; a venda de serviços; a locação de paramentos, entre outros. Dependendo do setor no qual irá atuar, público ou privado, poderá ter ganhos mensais que variam de 2.000,00 até 6.000,00. Isso porque muitas funerárias do setor privado pagam comissões por cada venda de artigos que os agentes funerários realizam, tais como urnas mortuárias, arranjos de flores, etc.
Atualmente, o agente funerário do setor privado acolhe outras modalidades entre suas funções, suprindo assim, a necessidade do mercado.Portanto, além daquelas já descritas acima, o agente funerário também executa os procedimentos de
- Necromaquiagem;
- Reconstrução facial;
- Conservação de corpos (como por exemplo a tanatopraxia);
- Embalsamamento.
Dessa forma, se você deseja ser um profissional das Ciências Mortuárias atuando em funerárias, saiba que esse mercado de trabalho está em crescimento e que existem diversas oportunidades nos 26 estados brasileiros.