Todo o processo de cremação possui várias etapas, portanto em um crematório existem diversas funções, sejam elas operacionais ou administrativas.
O diretor
O profissional que ocupa o cargo máximo é o diretor, sendo responsável pela gestão do crematório em geral.
O coordenador
Como em toda empresa é necessário de um profissional que coordene a equipe e que esteja com ela diariamente. Essa é somente uma das diversas funções que possui o coordenador de crematório. É esse profissional quem lidera, fiscaliza e gerencia a equipe formada por atendentes, assistentes, operadores de forno e motoristas dos carros funerários.
É também função do coordenador ser o Mestre de Cerimônias. Dessa forma é ele quem vai conduzir toda a cerimônia, apresentando fotos e vídeos da pessoa falecida em um telão, com músicas escolhidas pela família, além de ler o texto escolhido que homenageia o ente querido que se foi.
O assistente
O assistente é quem vai dar todo o suporte necessário para esse cerimonial, como por exemplo auxiliar na produção de textos caso a família não tenha um pronto, organização das fotos e vídeos, além de lidar diretamente com a família.
É o assistente que faz esse contato direto com os familiares da pessoa falecida, portanto é importante que haja tato e sensibilidade para que tudo corra da melhor forma possível e os clientes se sintam acolhidos nesse momento difícil.
O atendente
Antes que o assistente esteja em contato direto com a família, é o atendente quem vai fazer o primeiro contato.
É ele quem oferece o atendimento inicial, recebendo as pessoas enlutadas com afeto, empatia e respeito ao momento doloroso. É preciso que exista uma ética impecável e boa oratória do profissional que irá executar essa função.
É importante que esse profissional também esteja vestido com discrição, com cores neutras, sem acessórios ou maquiagem que sejam em cores berrantes ou alegres que não condizem com o tom do momento.
O motorista
Além dos profissionais do setor administrativo do crematório, existem também os funcionários do setor operacional, como por exemplo o operador de forno e o motorista, sendo este último o responsável em conduzir o corpo do hospital, IML ou SVO até o crematório, depois do crematório para a clínica de tanatopraxia, caso o crematório terceirize esse serviço, e por fim retornando com o corpo novamente ao crematório para que sejam realizados os procedimentos de cremação.
O operador de forno
O operador de forno também é um profissional do setor operacional, e é ele quem realiza toda a programação do procedimento da cremação, desde o momento em que a urna é inserida no forno sem as alças e sem o vidro, até o momento posterior, de triturar os fragmentos ósseos restantes, colocar as cinzas dentro de um invólucro e conduzir esse material até o setor administrativo, onde será armazenado para que posteriormente seja entregue aos familiares.