curso de tanatopraxia
17/06/2023

Quais são as relações existentes entre a tanatopraxia e a necromaquiagem?

Por admin

Conheça as profissões de tanatopraxista e necromaquiador?

A tanatopraxia e a necromaquiagem são duas práticas relacionadas ao preparo e cuidado do corpo após o falecimento, frequentemente realizadas por profissionais especializados na área das Ciências Mortuárias. Embora estejam relacionados ao mesmo contexto, essas práticas têm objetivos e métodos diferentes. Vou entender um pouco cada uma delas:

Tanatopraxia

A tanatopraxia é um conjunto de técnicas e procedimentos utilizados para a conservação e higienização do corpo após a morte. O principal objetivo da tanatopraxia é retardar a putrefação do corpo, permitindo um período mais prolongado para visitação e velório, além de proporcionar uma aparência mais natural ao falecido. Os tanatopraxistas geralmente operam em funerárias e clínicas de tanatopraxia, e realizam procedimentos como a assepsia (limpeza) do corpo, sendo que muitas vezes também irão realizar o embalsamamento. Essa assepsia é feita para remover bactérias, vírus, fungos, fluídos corporais e odores. Enquanto a tanatopraxia é ralizada com o corpo sem ter sido aberto, o embalsamamento segue o caminho contrário, ocorrendo somente em corpos que já foram necropsiados, ou seja, abertos. Esse é um dos fatores que diferenciam a tanatopraxia do embalsamamento.

Necromaquiagem

A necromaquiagem, por outro lado, é a prática de maquiar o corpo do falecido para apresentá-lo de uma forma mais natural durante o velório ou o funeral. O objetivo da necromaquiagem é melhorar a aparência do falecido, proporcionando um aspecto sereno e próximo ao que ele tinha em vida. O profissional que realiza a necromaquiagem, na maioria dos casos, é o Agente Funerário, profissional esse especializados na área das Ciências Mortuárias. São usadas técnicas especiais de maquiagem para neutralizar a palidez da pele, disfarçar manchas, marcas e restaurar as feições dos falecidos. A maquiagem utilizada é específica para esse fim e deve ser resistente ao calor e adequada para uso em corpos que por algum motivo tenham ou não sofrido algum acidente.

Em resumo, a tanatopraxia e a necromaquiagem são práticas relacionadas ao preparo e cuidado do corpo após o falecimento. A tanatopraxia foca na conservação e assepsia do corpo, enquanto a necromaquiagem se concentra na aplicação de maquiagem para melhorar a aparência do falecido. Embora na prática do Agente Funerário e do Tanatopraxista elas sejam realizadas em conjunto, ainda assim são estudadas em módulos separados no curso de Ciências Mortuárias da Signum Cursos.

Onde o tanatopraxista trabalha?

O tanatopraxista geralmente trabalha em funerárias ou clínicas de tanatopraxia. Esses estabelecimentos são responsáveis ​​pelo fornecimento de serviços relacionados ao cuidado e preparação do corpo após o falecimento, bem como pela organização de velórios, funerais e serviços memoriais. Nesses locais os tanatopraxistas desempenham um papel fundamental na preparação e na conservação do corpo do falecido. Eles podem trabalhar em salas de preparação, onde realizarão os procedimentos de tanatopraxia, tais como a conservação, a assepsia, além de outros cuidados mortuários necessários.

Além disso, os tanatopraxistas também podem estar envolvidos na organização e no planejamento dos aspectos técnicos e logísticos dos serviços funerários, trabalhando em estreita colaboração com os diretores funerários e outros profissionais da área. É importante ressaltar que as oportunidades de trabalho para tanatopraxistas podem variar de acordo com a região e conforme regulamentações específicas de cada país. Em alguns lugares, a prática da tanatopraxia é mais comum e regulamentada, enquanto em outros pode não ser tão difundida ou pode exigir certificações e licenças específicas.

Qual é o salário de um tanatopraxista?

O salário de um tanatopraxista pode variar significativamente dependendo de vários fatores, incluindo a localização geográfica, a experiência profissional, a demanda do mercado e o tamanho da empresa onde trabalha. Além disso, as regulamentações e práticas salariais específicas de cada país também influenciam a remuneração. E importante destacar que muitas empresas acabam pagando um valor fixo de salário para esses profissionais, além de comissão por cada serviço realizado, o que pode levar esse profissional a ganhar mais de R$6.000,00 por mês.

Será sempre muito importante, para você que deseja entrar para essa área, o fato de pesquisar e consultar fontes atualizadas e relevantes em sua região para obter informações mais precisas sobre as faixas de remuneração aplicadas em sua região ou cidade, levando em consideração as particularidades locais e as condições do mercado de trabalho mortuário na cidade onde você deseja trabalhar. É muito comum entre os alunos da Signum Cursos, escutar relatos de muitos deles alegando que ainda enquanto estudavam o curso de Ciências Mortuárias, foram entregar currículos em funerárias, cemitérios parque ou crematórios e acabaram saindo de lá com uma entrevista agendada. Sendo que muitos deles hoje em dia estão trabalhando na área.

Por isso deixamos a dica para que você faça visitar em algumas dessas empresas e converse com profissionais da área para saber e entender a rotina de trabalho deles, além é claro de se informar sobre a remuneração desse profissional na sua região.