Curso de necropsia
15/06/2023

A relação entre o Auxiliar de Necropsia e a Tanatologia Forense

Por admin

A profissão de auxiliar de necropsia e a tanatologia forense estão intrinsecamente relacionadas, uma vez que ambas envolvem o estudo e a análise dos corpos após a morte, com o objetivo de determinar as causas e circunstâncias dos óbitos.

A tanatologia forense é uma área da medicina legal que se dedica ao estudo da morte, investigando as suas causas, os processos que ocorrem no corpo após o falecimento e as evidências relacionadas a possíveis crimes. Nesse contexto, o auxiliar de necropsia desempenha um papel fundamental, auxiliando os peritos e médicos legistas durante as autópsias e coletando dados e amostras necessárias para a investigação.

O auxiliar de necropsia trabalha em estreita colaboração com o médico legista, fornecendo suporte e assistência durante o procedimento de necropsia. Esse profissional é responsável por preparar o corpo, realizar a limpeza e a higienização, auxiliar na abertura do cadáver e na remoção dos órgãos, além de coletar amostras para análise laboratorial. Sua atuação é essencial para garantir a integridade das evidências e a precisão dos resultados.

Além disso, o auxiliar de necropsia desempenha um papel fundamental na documentação dos achados durante a necropsia. Ele é responsável por registrar informações relevantes, como características externas do corpo, lesões visíveis, órgãos afetados e quaisquer outras observações que possam ajudar na reconstrução dos eventos relacionados à morte. Esses registros são cruciais para a elaboração de laudos e relatórios forenses.

A tanatologia forense engloba diversos campos do conhecimento, como anatomia, patologia, toxicologia e genética forense. O auxiliar de necropsia precisa ter conhecimentos básicos nessas áreas, pois auxilia na coleta de materiais para exames laboratoriais, como amostras de sangue, tecidos e fluidos corporais, que serão analisados para identificar possíveis substâncias tóxicas, doenças ou traumas que possam ter causado a morte.

Além disso, o auxiliar de necropsia também pode ajudar na coleta de vestígios e evidências, como fragmentos de projéteis, fibras, cabelos ou outros materiais presentes no corpo da vítima. Esses vestígios podem ser cruciais para a reconstrução dos eventos que levaram à morte e para a identificação de possíveis agressores ou criminosos.

A relação entre a profissão de auxiliar de necropsia e a tanatologia forense é de extrema importância para a investigação criminal. Através do trabalho conjunto entre os profissionais é possível obter informações precisas sobre as causas da morte, identificar possíveis crimes e fornecer subsídios para a justiça. O auxiliar de necropsia desempenha um papel essencial nesse processo, garantindo que os procedimentos sejam realizados de forma ética, segura e eficiente.